EM PINHEIRO FOI REALIZADA A 1ª REUNIÃO AMPLIADA DE FORTALECIMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O município de Pinheiro não é diferente da realidade do país, quando o assunto é violência contra a criança e o adolescente. Mas, providências estão sendo tomadas para prevenir novos casos e atuar nos casos já existentes. Para isso aconteceu no Centro Cultural José Sarney a 1ª reunião ampliada de fortalecimento da rede de  proteção à criança e ao adolescente.

O objetivo do encontro foi discutir sobre o papel de cada órgão, informar sobre os  participante dessa rede, que deve ser alimentada para que seja cada vez mais efetiva a atuação desses órgãos na defesa dos direitos dos menores.

Eunice Fernandes, assistente social, diretora da casa de semi-liberdade de Pinheiro, afirma ser importante ter um momento como esse que trata do papel de cada um no combate a violência contra a criança e o adolescente.

No Centro Cultural José Sarney estiveram presentes representantes do poder público municipal, Promotoria de Justiça, Defensoria pública, Fórum, Conselho Tutelar, Funac, Corpo de Bombeiros, dentre outros membros da comunidade.

A prefeitura de Pinheiro esta comprometida em ajudar, essa rede tem o objetivo de fortalecer as políticas de combate a violência contra criança e o adolescente, estamos todos aqui para tentar mudar essa realidade.” Disse o vice-prefeito de Pinheiro Stélio Cordeiro.

A juíza Tereza Cristina Franco Palhares Nina da 1ª vara da cidade de Pinheiro, definiu a atuação dos órgãos de justiça, explicando dentre outras coisas como é realizado o trabalho de acolhimento do menor vítima de violência. Ela Apresentou por meio de fotos o ambiente utilizado para acomodar a vítima no momento em que esta vai prestar depoimento, dando ênfase nas melhorias que estão sendo realizadas para tornar o trabalho cada vez mais humanizado.