ESCOLAS MUNICIPAIS DE PINHEIRO ENCERRAM A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM ATIVIDADES

ESCOLAS MUNICIPAIS DE PINHEIRO ENCERRAM A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM ATIVIDADES

Durante toda a semana da Consciência Negra foram realizadas atividades das mais diversas nas escolas da rede municipal de ensino. Todos concordam da importância de discutir a respeito do preconceito ainda sofrido pelos negros na sociedade brasileira, de sua inferiorização e é claro da importância da contribuição africana para a formação do Brasil que conhecemos.

Cada escola, com o incentivo da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, teve a liberdade de panejar sua forma de trabalhar essa temática e a data de realização de suas atividades, então durante a semana os alunos puderam participar de apresentações, exposições, oficinas, seminários, discussões sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira dentre outros.

A ESCOLA VEREADOR ANTÔNIO RIBEIRO localizada no povoado Belo Monte, pertencente ao polo Santa Vitória, apresentou trabalhos relacionados a cultura Afro, confecção de cartazes, apresentações culturais que movimentaram o ambiente escolar.

A ESCOLA AFONSO PAIVA, do polo Fortaleza, realizou a culminância das atividades onde alunos e professores mostraram o resultado de suas atividades realizadas em sala de aula e das discussões relacionadas ao tema.

A ESCOLA ARIMATÉIA NUNES escolheu fazer um Sarau com tema da Consciência Negra e a diversidade, teve apresentações como: tambor de crioula, dramatizações, reggae, entre outras atrações. O diferencial dessa atividade foi a banca de jurados formada para eleger as melhores apresentações, o que incentivou os alunos a darem o seu melhor e o resultado foi um sucesso.

A ESCOLA MARIA PAIVA ABREU realizou as atividades sobre a temática da Consciência Negra com manifestações culturais, fazendo um passeio pela herança da África como berço da civilização negra e também uma homenagem ao Artista Pinheirense afrodescendente Doegnes Soares, que compareceu e demonstrou sua arte.

A UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE MÉDICI realizou suas atividades com o objetivo de sensibilizar os alunos para o respeito ao ser humano, com Histórico do surgimento do Dia da Consciência Negra, apresentação de paródias, encenação teatral da História – Menina bonita do laço de fita, desfile, jornal falado, amostras, paródias e apresentação de capoeira.

A ESCOLA QUILOMBOLA AMÉLIA CAMPOS realizou apresentação de atividades feitas pelos alunos, explicando a origem da data, qual o objetivo de um destaque como esse no calendário, história do povoado Santana dos Pretos, exposição de comidas, objetos e utensílios afros, mural com atividades e poesias, apresentação cantada da música mama África, jogral poético, roda de capoeira e desfile afro. E assim, a prefeitura de Pinheiro e Secretaria de Educação estão construindo uma nova história.

Escola Amélia Campos:

Escola Maria Paiva Abreu:

Escola José de Arimateia Nunes:

Escola Presidente Médici:

Escola Afonso Paiva:

Escola Antônio Ribeiro:

Deixe uma resposta

  • Pular para o conteúdo