NOVO PROGRAMA DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE PINHEIRO LEVA GESTANTES A CONHECER O AMBIENTE HOSPITALAR ANTES DO PARTO

20 de junho de 2020

Quando a gestante conhece o ambiente onde será realizado o parto, ela fica mais tranquila e pode ainda tirar dúvidas, o que torna o parto mais humanizado. A prefeitura de Pinheiro, através da secretaria de saúde do município já iniciou, no Hospital Municipal Materno Infantil Nossa Senhora das Mercês, o programa “Visita à maternidade: informação que gera segurança”. A estratégia faz parte de uma série de ações que visa a criação de vínculos entre as mães e o ambiente hospitalar.

A iniciativa é pioneira na baixada maranhense, esse programa pretende gerar impactos positivos nas mães. Enquanto o bebê não chega elas ficam ansiosas e com medo do parto, os companheiros e a familiares sofrem juntos, com a incerteza da espera. Conhecer o ambiente onde o parto será realizado, a equipe que fará o acompanhamento e os ambientes pelos quais irá passar, tranquilizará a mãe e seu acompanhante.

O trabalho faz parte da estratégia de acolhimento, em um formato criado pela maternidade, para dar esse apoio emocional. Essa foi a forma que a unidade encontrou de diminuir o excesso de nervosismo, que acaba atrapalhando o parto, quanto mais tranquila a mãe estiver, melhor será o desenvolvimento do seu trabalho de parto. É preciso chamar atenção para a importância do pré-natal, que é fundamental para um parto seguro.

“Esta é uma estratégia que melhora todo o processo e nos aproxima das mães e de seus acompanhantes. Percebemos que ao longo dos anos criou-se uma imagem distorcida da instituição, as inverdades divulgadas prejudicam o atendimento, pois faz a população pensar que o Hospital não cuida de nossas gestantes. Portanto, queremos que as pessoas tenham a oportunidade de saber que a Maternidade é sim um lugar aconchegante e humanizado, que os profissionais, que aqui estão, são treinados e capacitados para proporcionar este momento único, que é receber o filho nos braços. Nesse momento temos uma estrutura jamais vista neste hospital, a ideia é apresentar essa estrutura, o ambiente e a equipe às mães e acompanhantes, para que vejam que estamos aqui para ajudar”. Enfatizou Denize Miranda, diretora do hospital.

Durante a visita, que deve ser previamente agendada pelo Serviço Social, a gestante é acompanhada por um membro da equipe de atendimento, que mostra as dependências do hospital por onde a mamãe irá passar no dia do parto. É realizada orientação quanto ao aleitamento materno e várias outras medidas, que possam fazer com que o parto seja menos traumático.

“Nosso objetivo é preparar as mães para o parto, deixá-las mais calmas e conscientes dos procedimentos pelos quais irão passar no grande dia. Isso faz parte da humanização feita através de várias iniciativas na unidade. Na visita, as mães irão conhecer o ambiente hospitalar, que irão percorrer no dia do parto, como sala de pré-parto, enfermaria, sala de parto, berçário e alojamento conjunto”. Explicou Fred Lobato, secretário municipal de saúde.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta nossa página