Secretaria Municipal de Cultura

Secretário: Paulo Henrique Trinta Marques (98)98817-4873

Nascido em Pinheiro, solteiro, é graduado em Enfermagem pela Universidade Ceuma. Engajado nas causas sociais se tornou popular, foi eleito vereador para o mandato de 2017 à 2020.

 

Sobre a Secretaria

Secretaria Municipal de Cultura – SEMUC atua na formulação de políticas, programas, projetos e ações que promovam a Cultura nas suas múltiplas facetas, sendo uma de suas ferramentas de orientação o Plano Nacional de Cultura (PNC), elaborado em parceria com a sociedade civil. O plano baseia-se na concepção de cultura articulada em três dimensões: simbólica, cidadã e econômica.

A dimensão simbólica aborda o aspecto da cultura que considera que todos os seres humanos têm a capacidade de criar símbolos que se expressam em práticas culturais diversas como idiomas, costumes, culinária, modos de vestir, crenças, criações tecnológicas e arquitetônicas, e também nas linguagens artísticas: teatro, música, artes visuais, dança, literatura, circo, entre outros.

A dimensão cidadã considera o aspecto em que a cultura é entendida como um direito básico do cidadão. Assim, é preciso garantir que os brasileiros participem mais da vida cultural, criando e tendo mais acesso a livros, espetáculos de dança, teatro e circo, exposições de artes visuais, filmes nacionais, apresentações musicais, expressões da cultura popular, acervo de museus, entre outros.

A dimensão econômica envolve o aspecto da cultura como vetor econômico. A cultura como um lugar de inovação e expressão da criatividade brasileira faz parte do novo cenário de desenvolvimento econômico, socialmente justo e sustentável.


Adjunto: Dênis Montelo Baldez (98)99157-3978

Nascido no município Augusto Corrêa no Estado do Pará, iniciou sua carreira como cantor em 1998, tem 16 CD´s, 1 EP, 3 DVD´s e 4 videoclipes gravados. Residente na cidade de Pinheiro desde 2008, é bem envolvido nas questões relativas à área cultural na cidade, já tendo exercido a função de secretário de Cultura no município de Amapá do Maranhão no ano de 2012.

 

 

Assessor Técnico: Chris França Pereira

Nascido em Pinheiro, solteiro, cursa a graduação em Licenciatura em Ciências Humanas/História pela Universidade Federal do Maranhão – campus Pinheiro; Foi Secretário Adjunto da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos de Pinheiro, foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Articulador do Selo Unicef de Pinheiro, foi Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Articulador do Selo Unicef da cidade de Bacurituba-MA, atuou como Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Juventude de Pinheiro.

 

 

Horário de funcionamento: Das 08h às 14h

Endereço: Rua José Anastácio n° 365 – Centro (Prédio do Centro Cultural Sarney)

Email: semucpinheiro@outlook.com.