SEMED DE PINHEIRO DESENVOLVE PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA

SEMED DE PINHEIRO DESENVOLVE PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA

“Minha escola lê” e o “Mundo encantado da literatura” são projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino da cidade de Pinheiro. Esses projetos são aplicados com desenvolvimento de atividades a partir da leitura de obras infantis.

No dia 20 de setembro a Unidade Escolar Maria Paiva Abreu realizou apresentações como exposição dos resultados desses projetos, que veem sendo trabalhados desde o início do ano, baseados nas obras de Monteiro Lobato. Os textos são trabalhados de forma a criar leituras dinamizadas, leituras dramatizadas, dramatizações lúdicas e peças teatrais. Foram expostos trabalhos de diversas Fábulas como: A Cigarra e a Formiga, O Leão e o Ratinho, A corrida dos Sapinhos, Os Três Ladrões e muitos outros.

O nascimento de Emília – Sitio do Pica-Pau Amarelo
O gato vaidoso
Aniversário do Saci
A cigarra e a formiga
Jeca Tatu
O cão e o lobo
O Leão e o Ratinho
O cavalo e o burro
A dança da Emília
A corrida dos sapinhos

Professores e alunos se caracterizaram como os personagens para a realização das apresentações, as dramatizações revelaram talentos e mexeram com o imaginário dos alunos, que entraram na pele do personagem para viver sua história. Os pais são parceiros importantes da escola, devem estar sempre atentos aos filhos, acompanhando-os em seu ambiente escolar, alguns pais fizeram mais do que isso, participaram das apresentações contando histórias.

Sem dúvida o ponto auto das apresentações foi a exposição da obra de Monteiro Lobato, “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, encenado pelos professores caracterizados como os personagens da história, houve também apresentação da história da vida de Monteiro Lobato. O objetivo central disso tudo, foi mostrar as crianças quanto a leitura é primordial na vida escolar e no cotidiano dos cidadãos e quão prazerosa e divertida ela pode ser.

Fotos na galeria:

Deixe uma resposta

  • Pular para o conteúdo