UFMA: REITORA NAIR PORTELA REAFIRMA CONVÊNIO COM PREFEITURA DE PINHEIRO

UFMA: REITORA NAIR PORTELA REAFIRMA CONVÊNIO COM PREFEITURA DE PINHEIRO

SÃO LUÍS – Em reunião realizada nesta sexta-feira, 24, na Cidade Universitária Dom Delgado, entre a Reitora Nair Portela e o Prefeito da cidade de Pinheiro, Luciano Genésio, a Universidade Federal do Maranhão reafirma parceria firmada anteriormente entre o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) e a UFMA.

A reunião abordou as dificuldades enfrentadas pelo câmpus Pinheiro, como a infraestrutura e atrativos para receber novos profissionais, no caso do curso de medicina, a criação de cursos de especialização e pós-graduação como forma de fidelizar estes alunos àquela região.

Este pacto visa atrair os três entes federativos (Federal, Estadual e Municipal) em uma pactuação pela manutenção dos cursos oferecidos pela UFMA na cidade. Para o Deputado Federal Waldir Maranhão há uma necessidade de se investir na baixada maranhense. “Investir em Pinheiro, é investir em uma região. Precisamos lutar pela reafirmação dos cursos já implantados e assim, melhorar os índices do nosso Estado. Vejo nesta reunião uma forma de driblar a crise que afeta o País e consequentemente a expansão da Universidade”, declarou.

A Reitora Nair Portela explicou que o convênio viabilizará melhorias na cidade de Pinheiro. “Esta reunião já era esperada desde a mudança de gestão, para nos articularmos com os entes que são indispensáveis para o desenvolvimento da Universidade. Nós, que atualmente possuímos sete cursos de graduação em Pinheiro, apreciamos a parceria com a prefeitura em questões de infraestrutura (transporte e energia), além de outras melhorias demandadas. Felizmente, hoje conseguimos total apoio para aprimorar a qualidade de nossos cursos”.

O Prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, falou dos benefícios que a cidade terá com o crescimento da Universidade na baixada. “Uma cidade quando recebe universidade é uma grande satisfação, pois ela melhora os índices não só do município, mas de toda a região. Hoje, Pinheiro tem mais de 100 mil habitantes e 1 milhão em seu entorno. Nós não poderíamos de forma alguma negar a estas pessoas os frutos desta parceria e ajudar de alguma forma a nossa Instituição pública e federal e retribuir todo o desenvolvimento que UFMA trouxe para a baixada maranhense”, afirmou.

Novas reuniões deverão acontecer, após uma visita in loco, para delimitar as responsabilidades de cada ente da federação nas melhorias que se fazem necessárias. Também participaram da reunião os Prefeitos de Campus Guilherme Abreu (São Luís) e Rickley Marques (Pinheiro), o Deputado Federal Waldir Maranhão, a Pró-Reitora de Ensino Isabel Ibarra e a Professora Francisca Macieira.

Deixe uma resposta

  • Pular para o conteúdo