ALUNOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM DA UFMA SÃO VACINADOS E PINHEIRO GANHA REFORÇO NO COMBATE À PANDEMIA DA COVID-19

A parceria entre Prefeitura de Pinheiro e Universidade Federal do Maranhão com o objetivo de reforçar a linha de frente do combate à pandemia foi consolidada nesta quinta-feira (15), com a vacinação de alunos ingressantes no internato do curso de medicina e alunos de estágio do curso de enfermagem do Centro Universitário de Pinheiro.

“Agora que estarão imunizados esses alunos serão um reforço e tanto para a linha de frente de combate a pandemia. Além de estarem praticando o que aprenderam ao longo do seu curso, estarão na prática vivenciando os desafios e conquistas de algo tão complexo como é o sistema de saúde brasileito. Estamos muito satisfeitos em poder participar desse momento”, disse Jovane Melo, Secretário de Indústria, Comércio, Energia e Turismo.

A imunização dos alunos aconteceu no Centro de Vacinação de Pinheiro, localizado na Escola Municipal Dr. Pedro Lobato. Estavam presentes no ato de início da vacinação o prefeito Luciano, o Secretário de Industria, Comércio e Turismo Jovane Melo, o Coordenador de Imunização, Saulo Galvão, o Diretor do Centro Universitário de Pinheiro, Alexandre Fonseca e o Coordenador do Curso de Enfermagem da UFMA, Luis Fernando. Flávia Jordana Abreu Monteiro do curso de medicina e Keyla Cristina Nogueira Duran do curso de enfermagem foram as primeira a serem vacinadas em um ato simbólico de representação da importancia dessa imunização. Ao longo da semana serão vacinados um total de 23 alunos do curso de enfermagem e 15 do curso de medicina.

“Importante mais uma vez estreitarmos os laços de parceria com a prefeitura de Pinheiro, o que vai ajudar a salvar vidas. Esse era um momento muito esperado pela universidade, a possibilidade de com segurança participar ativamente do combate à pandemia no município”, falou Alexandre Fonseca.

Pinheiro possui atualmente 351 casos ativos da Covid-19, são pessoas que precisaram buscar o atendimento médico por apresentar sintomas da doença, desse total 31 pacientes estão internados nas unidades de saúde localizadas no município. O quadro da pandemia em Pinheiro é grave, assim como em toda a baixada o crescimento no número de casos ativos e internações preocupa, por esse motivo a gestão tem buscado formas de reforçar o combate e melhorar o atendimento. Os alunos da Ufma vão atuar principalmente no Centro Universitário onde será montado um Drive thru para o atendimento.

“De fato precisamos de toda ajuda possível, o trabalho é árduo. Diariamente nossas equipes trabalham incansavelmente em todas as frentes de ação. Com essa parceria teremos um reforço na vacinação, nos cuidados e tratamento dos pacientes com covid-19, e na orientação e prevenção da doença”, explicou o prefeito Luciano.