CRISE NA BARRAGEM DO PERICUMÃ PODE CANCELAR O CARNAVAL DE PINHEIRO: “ESTAMOS FAZENDO O POSSÍVEL”

O Prefeito de Pinheiro Luciano Genésio se reuniu esta manhã (14) com o Engenheiro Administrativo da Defesa Civil do Estado, técnicos da Defesa Civil Municipal e o comandante do Corpo de Bombeiros para tratar da crise de alagamento que o município enfrenta.

Uma comissão foi montada para fazer o levantamento setorial das famílias atingidas pelas cheias do Rio Pericumã e os riscos que o recente rompimento de um cabo da comporta podem causar para o município. O laudo será encaminhado para o Governo do Estado.

Em entrevista concedida à emissora local e transmitida via rede social o Prefeito não descartou a possibilidade de decreto de Estado de Calamidade, o que acarretaria no cancelamento do carnaval da cidade, o maior do interior do estado.
“Estamos aguardando o laudo da Defesa Civil Estadual e Municipal para ter um direcionamento melhor para tomada de decisões; a princípio estamos fazendo o que está ao nosso alcance e temos uma expectativa de abrir uma segunda comporta nos próximos dias. A princípio nossa programação de carnaval está mantida e vamos fazer pelo terceiro ano consecutivo o maior carnaval do Maranhão; chamamos mais uma vez a atenção do governo federal para a gravidade da situação e oramos para que as intensas chuvas deem uma trégua. Em último caso não hesitaremos em dar prioridade às famílias que estão sofrendo com as inundações.” Prefeito Luciano Genésio.

A Prefeitura de Pinheiro providenciou em caráter emergencial a troca do cabo e uma comporta já foi aberta evitando que as águas continuem invadindo outros bairros. No entanto, o Bairro da Matriz que foi o mais atingido, continua alagado. A Prefeitura de Pinheiro está prestando assistência a todas as famílias atingidas pelas cheias.