O município de Pinheiro não é diferente da realidade do país, quando o assunto é violência contra a criança e o adolescente. Mas, providências estão sendo tomadas para prevenir novos casos e atuar nos casos já existentes. Para isso aconteceu no Centro Cultural José Sarney a 1ª reunião ampliada de fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente.
O objetivo do encontro foi discutir sobre o papel de cada órgão, informar sobre os participante dessa rede, que deve ser alimentada para que seja cada vez mais efetiva a atuação desses órgãos na defesa dos direitos dos menores.
Eunice Fernandes, assistente social, diretora da casa de semi-liberdade de Pinheiro, afirma ser importante ter um momento como esse que trata do papel de cada um no combate a violência contra a criança e o adolescente.
No Centro Cultural José Sarney estiveram presentes representantes do poder público municipal, Promotoria de Justiça, Defensoria pública, Fórum, Conselho Tutelar, Funac, Corpo de Bombeiros, dentre outros membros da comunidade.
“A prefeitura de Pinheiro esta comprometida em ajudar, essa rede tem o objetivo de fortalecer as políticas de combate a violência contra criança e o adolescente, estamos todos aqui para tentar mudar essa realidade.” Disse o vice-prefeito de Pinheiro Stélio Cordeiro.
A juíza Tereza Cristina Franco Palhares Nina da 1ª vara da cidade de Pinheiro, definiu a atuação dos órgãos de justiça, explicando dentre outras coisas como é realizado o trabalho de acolhimento do menor vítima de violência. Ela Apresentou por meio de fotos o ambiente utilizado para acomodar a vítima no momento em que esta vai prestar depoimento, dando ênfase nas melhorias que estão sendo realizadas para tornar o trabalho cada vez mais humanizado.