Em Pinheiro, Governo do Estado realiza Campanha Maranhão sem Queimadas

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) em parceria com a Prefeitura de Pinheiro, realizou, nesta quinta-feira (19), no Auditório do Senac de Pinheiro, o Maranhão sem Queimadas, campanha que tem por objetivo combater e prevenir queimadas e focos de fogo por todo o Estado.

A Campanha é uma ação conjunta entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Defesa Civil e o Batalhão de Polícia Ambiental. No ano de 2020, o Maranhão Sem Queimadas realizou cinco ações em diferentes cidades. Este ano, já visitou seis municípios maranhenses: Barra do Corda, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz e Santa Inês, agora foi a vez de Pinheiro receber a presença estadual para dar início à campanha.

O programa visa realizar a fiscalização, monitoramento e a conscientização dos produtores e sociedade, buscando a diminuição dos focos de incêndio e queimadas no Estado, além do combate e prevenção. As queimadas sem controle podem causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo deixando-o pobre, causando desertificação, aumentando o aquecimento global, extinguindo espécies de animais nativos e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde da população, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias, além é claro dos prejuízos patrimoniais públicos e privados.

“Pensando nisso, a SEMA está fazendo a doação de equipamentos necessários para auxiliar no combate às queimadas no município de Pinheiro. Estado e municípios estão juntos em prol da preservação e conservação ambiental e precisamos contar com a ajuda de todos vocês. Estamos juntos nessa e conto com todos”, destacou Lucyana Genésio secretária adjunta Estadual de Desenvolvimento Sustentável.

O evento contou com a presença da Secretária Adjunta Estadual de Desenvolvimento Sustentável, do Secretário Municipal de Governo Alexandro Montenegro, do Presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro, Elizeu de Tantan e do Comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Pinheiro, Tenente Coronel Israel Lopes.