A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, bem como direcionar as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Esse documento é fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil. Países desenvolvidos já organizam o ensino por meio de bases nacionais.
Então é extremamente importante que os professores conheçam a fundo a BNCC, é necessário que o profissional da educação esteja devidamente capacitado, preparado para colocar em prática as normas estabelecidas. Tendo em vista a importância dessa capacitação a SEMED começou a discutir o assunto desde o início do ano. Agora as escolas estão se mobilizando para que a BNCC seja compreendida em todas as suas particularidades e fundamentações.
A exemplo disso as escolas Maria Paiva Abreu, Filadelfo Mendes Filho e Concita Viegas organizaram seu planejamento habitual, com objetivo de promover uma discussão sobre a estrutura e as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) . O intuito foi promover a aproximação dos professores ao documento homologado, por meio de estudos para melhoria no processo de ensino aprendizagem.
Sendo assim, o corpo docente da rede municipal de ensino estará preparado para os desafios que permeiam a educação nessa nova etapa de implantação de novas regras. E ano que vem com certeza veremos os resultados.