PINHEIRO PARTICIPA DO I SEMINÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE

O evento aconteceu na manhã do dia 18 de setembro no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. A equipe de representantes da cidade de Pinheiro integrada por: Augusto Miranda (Secretário de Educação), Leidiane Roland, (Secretaria Adjunta) e professores da rede pública e privada do município que integram o grupo de trabalho responsável pela implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular ) do município de Pinheiro eles participaram do evento de forma a contribuir com esse processo de construção.

A participação da cidade de Pinheiro nesse evento é sumariamente importante, é uma forma de incluir as demandas e particularidade do município nas discussões e ajudar a construir um documento curricular que englobe essas demandas. O evento teve o intuito de discutir a respeito da construção do novo currículo estadual unificado para a educação básica dos municípios, o principal objetivo é garantir um melhor processo de ensino aprendizagem dos alunos.

A equipe da SEMED presente no evento

Estavam presentes no evento, Nadja Dutra que é a Secretaria Adjunta de ensino do Estado e o Prof. José Henrique Paim Fernandes representante da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro de Educação. As palestras foram ministradas por Mozart Neves Ramos, professor do Instituto Ayrton Senna e Maria do Pilar Lacerda Almeida representante da Fundação SM, abordaram o tema:

• BNCC no Brasil: desafios e possibilidades.

Na ocasião foram apresentados os coordenadores estaduais responsáveis pela implementação da BNCC no Maranhão e os redatores da educação infantil de cada componente curricular do ensino fundamental anos iniciais e finais.

A BNCC é um documento orientador para a construção das propostas curriculares e o Seminário vem contribuir para fortalecer essa política de Estado que será implantada nas redes municipais de ensino.