PREFEITURA DE PINHEIRO EM PARCEIRA COM IFMA REALIZAM O IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA-SEI

O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA campus Pinheiro. Essa parceria entre IFMA e a Coordenação da Educação Especial do Município de Pinheiro trouxe como tema os “Transtornos Globais do Desenvolvimento: os desafios para a inclusão do aluno autista”.

A dinâmica do evento contou com conferências, mesas-redondas e oficinas. Elizabeth Skarlletty Fonseca Soares, terapeuta ocupacional do município de Pinheiro/ Núcleo Ampliado de Saúde da família, realizou a conferência de abertura: ” Transtornos Globais do Desenvolvimento: a questão do espectro autista”. A mesa-redonda1 intitulada, Os desafios para a inclusão do aluno autista no Município de Pinheiro/ relato de experiência, foi coordenada por Aline Paula, coordenadora municipal da Educação Especial). Houve ainda apresentação do trabalho de pesquisa: Glossário de informática em LIBRAS, dos alunos do IFMA: Daniel Belo e Wendel José.

As professoras de apoio, Cristina da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Páglia e Dalvejane, da escola municipal Arimatéia Nunes, realizaram a Oficina1: Confecção de recursos pedagógicos para o atendimento educacional dos alunos autistas. Ambas as professoras trabalham no atendimento de alunos com deficiência.

O evento foi pensado para ser um espaço voltado para a discussão da educação inclusiva e suas variadas especificidades. O SEI reuniu a comunidade escolar e a sociedade para discutir as diretrizes que tornam o ambiente educativo mais integrador e que assegure o direito irrestrito de todos a uma educação democrática e emancipadora.

Veja galeria de foto: