Prefeitura de Pinheiro entregou aos Catadores de Resíduos Sólidos de Pinheiro a primeira parcela do Programa Renda Digna

A entrega aconteceu neste sábado em cerimônia na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Área de Proteção Ambiental de Pinheiro, APA. O evento contou com a presença da Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Maranhão, Lucyana Genésio, da Secretária Municipal de Meio Ambiente Layanna Ferreira, da Secretária Municipal de Direitos Humanos, Família e Mulher, Bianca do Social, do presidente da Câmara de Vereadores Elizeu de Tantan, secretários, vereadores, lideranças comunitárias e dezenas de catadores.

O Programa Renda Digna é um programa de transferência de renda que assegura a melhoria das condições de vida do grupo familiar, por meio da concessão de benefício financeiro. Com esse programa os Catadores/Recicladores terão estímulo à manutenção da frequência escolar e fortalecimento dos vínculos familiares e a convivência comunitária.

O anúncio da inclusão dos catadores de resíduos no programa foi realizado pelo prefeito Luciano, durante audiência pública promovida pela Defensoria Pública de Pinheiro em parceria com a prefeitura, que aconteceu em novembro deste ano.

O valor pago pelo Programa Renda Digna, será de 100,00 mensais, considerado como complementação mensal da renda familiar. Esses beneficiários também receberam cestas básicas como reforço alimentar.

“Pinheiro continua crescendo e se desenvolvendo, estamos dando um gigantesco passo em direção a melhoria da gestão de nossos resíduos sólidos, com a promoção do desenvolvimento das comunidades que vivem da coleta e reciclagem desses resíduos. Em breve teremos o nosso aterro sanitário e a associação de catadores/coletores em pleno funcionamento, promovendo, renda, dignidade e cuidado com o meio ambiente”, disse o prefeito Luciano.