Prefeitura de Pinheiro implanta núcleo de informática para agilizar imunização contra a covid-19 no município

A Prefeitura de Pinheiro implantou, nesta quinta-feira (01), núcleo de informática no centro de vacinação do município para agilizar a imunização do público-alvo. Desde que foram incluídos idosos com 65 anos ou mais como grupo prioritário para a vacinação a procura pela vacina mais do que triplicou na cidade. Sendo assim uma equipe maior precisou ser mobilizada para conseguir atender a demanda, principalmente na informatização dos cadastros.

“A vacina só pode ser feita depois que o cadastro é aprovado pelo sistema informatizado, devido ao grande número de pessoas que buscam essa imunização os poucos computadores que estavam a disposição não eram suficientes, por esse motivo foi montado um núcleo informatizado no centro de vacinação”, explicou Saulo Galvão, coordenador de imunização do município.

A sala equipada com computadores e técnicos capacitados para o atendimento está agilizando a aplicação das doses. A fila tem andado rápido, mas a procura é intensa.

A vacina tem eficácia comprovada, o objetivo dessa imunização é evitar a ocorrência de casos graves da doença, evitando assim internações e em consequência disso evitando o colapso do sistema de saúde, mas o principal objetivo dessa imunização é preservar a vida. Sem casos graves não teremos óbitos. Pinheiro tem aplicado a CoronaVac do instituto Butantan e a AstraZeneca de Oxford.

Pinheiro segue vacinando idosos com 65 anos ou mais, acamados, pacientes oncológicos e profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.