Secretaria de Indústria, Comércio, Energia e Turismo inicia mobilização das comunidades que serão atendidas pelo projeto “Na terra da Piaba e Farinha Biriba: Saberes e Fazeres”

As reuniões iniciaram na última quarta-feira (22), para sensibilização das comunidades onde acontecerão as Oficinas de Artesanato fruto do Projeto “Na Terra da Piaba e Farinha Biriba: saberes e fazeres”. Esse projeto foi idealizado pela Prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Energia e Turismo, em parceria com a Sala do Empreendedor e o SEBRAE.

As oficinas acontecerão em dois polos da zona rural do município: Santo Antônio dos Carvalhos e Ponta de Santana. Serão trabalhados dois tipos de matéria-prima que estão presentes nesses locais: Junco e Guarimã.

Além de gerar economia e renda nessas comunidades, as oficinas tem também o objetivo de criar a identidade cultural dos produtos confeccionados no município e transformar utensílios domésticos em obras de arte.
“Esse é um projeto muito exitoso que tem por objetivo dar uma opção de rendas para as comunidades rurais utilizando o material disponível na própria localidade. Esse é apenas o primeiro passo do projeto, onde nos reunimos com a comunidade para explicar como irá funcionar todo esse processo e como eles podem participar e contribuir para o sucesso desse empreendimento”, disse o secretário municipal de Indústria, Comércio, Energia e Turismo, Jovane Melo.