Secretaria de Meio Ambiente de Pinheiro iniciou hoje (16) o cadastramento para o programa Maranhão Verde

O programa foi implantado em Pinheiro através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, as inscrições iniciaram hoje (16). Esse programa  é direcionado às famílias pinheirenses que moram em área de preservação.  O objetivo  é fomentar e desenvolver projetos voltados para apoiar a conservação e recuperação ambiental, além de promover a capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional da população.  O cadastramento vai até o dia 19 de fevereiro de 2021.

“Nossa equipe de cadastramento está aguardando os pinheirenses que se encaixam no perfil para integrarem o grupo de famílias que estão engajadas no programa Maranhão Verde. Esse é um grande avanço para o nosso município, a ajuda financeira e a capacitação advinda desse programa ajudará essas pessoas a desenvolverem suas localidades, criarem potencial econômico e cultural. Estou muito honrada em fazer parte de tudo isso”, disse Layanna Ferreira, secretária municipal de Meio Ambiente.

Para se cadastrar basta se dirigir, munido dos seus respectivos documentos de identificação e comprovante de residência, à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, localizada no bairro Kiola Sarney em frente ao restaurante Popular.

O termo de compromisso para a implantação do programa Maranhão Verde na cidade Pinheiro  foi assinado pelo prefeito Luciano Genésio no dia 5 de fevereiro do corrente ano, em uma cerimônia que contou com a  presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Diego Rolim, da secretária municipal de Meio Ambiente Layanna Ferreira, do deputado federal André Fufuca e da secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável do estado Lucyana Genésio que foi a articuladora da vinda do programa para a baixada.

“Foi uma luta árdua mas conseguimos, e agora estamos vendo mais uma etapa se concretizar, iniciam-se hoje (16) as inscrições para o programa Maranhão Verde na cidade de Pinheiro, uma ajuda que chega com toda certeza em boa hora que irá incentivar os avanços que tanto precisamos na área socioambiental de nosso município. Estou muito feliz e ansiosa para ver as primeiras ações acontecerem”, destacou Lucyana Genésio, secretária adjunta estadual de Desenvolvimento Sustentável.

O Programa Maranhão Verde, foi criado em 2017, já beneficiou mais de 452 famílias maranhenses e, em 2021, tem previsão de investimento de R$ 2,5 milhões com sua expansão para os quatro municípios da Baixada Maranhense (Pinheiro, Penalva, Palmeirândia e Santa Helena). Ao todo, mais de 60 mil mudas serão plantadas e 400 famílias beneficiadas com a Bolsa-Maranhão Verde.