Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro promove dia D da Campanha Janeiro Roxo

Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro promove dia D da Campanha Janeiro Roxo

A Campanha Janeiro Roxo, de combate a Hanseníase, tem a proposta de chamar a atenção e alertar a população quanto aos sintomas, diagnóstico e tratamento dessa doença que tem tratamento e cura.

O evento promovido na última sexta-feira, 27, aconteceu no Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro – CEMP, com recepção calorosa aos participantes com café da manhã, palestra com o Dr. Ivan Figueiredo e de alunos da Univerdidade Federal do Maranhão – UFMA, e oferta de alguns atendimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atualização da carteirinha de vacinação e orientação aos presentes quanto a campanha.

A escolha do local do evento foi pensado para dar ênfase ao atendimento fixo disponibilizado para pacientes com hanseníase que têm o tratamento de forma gratuita nesta unidade de saúde. Em média 35 pacientes são atendidos por mês no CEMP.

“Esse é um momento extremamente importante, porque houve um tempo em que a hanseníase era considerada uma doença grave e de difícil cura. Agora sabemos que essa doença tem tratamento e cura e o melhor é deixar claro que a partir do momento que o paciente inicia o tratamento ele para de transmitir a doença. Esta foi uma orientação interessante que com certeza levou maior conhecimento sobre o assunto a quem esteve presente”, afirmou a secretária adjunta de saúde, Denise Miranda.

Fique atento aos sintomas da Hanseníase: dores nas articulações, no pé ou nos olhos; bolhas, erupções, nódulos, pequena saliência, perda de cor, vermelhidão ou úlceras na pele; formigamento, redução na sensação de tato ou perda da sensação de temperatura; também é comum deformidade física, irritação nos olhos, lesões nos nervos, perda de peso ou dificuldade em levantar o pé. Caso apresente algum desses sintomas busque atendimento médico.

Deixe uma resposta

  • Pular para o conteúdo