Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão de cirurgias de laqueadura no hospital Materno Infantil

A ação idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, atendeu no sábado e domingo 20 mulheres pre – cadastradas, que estavam à espera da cirurgia de laqueadura. O mutirão foi realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, zerando a fila de espera pelo atendimento. O Dr. Machado foi o cirurgião que realizou essa maratona de operações.

“As cirurgias eletivas em alguns momento tiveram que ser suspensas, devido a urgência do cuidado com o contágio da covid-19, o que fez com que formássemos filas de espera em alguns desses procedimentos. O mutirão de atendimentos foi idealizado justamente para resolver esse problema. Além do Materno Infantil o Antenor Abreu também está realizando mutirões para zerar filas em alguns procedimentos. Nossa prioridade é atender a população em tempo hábil de forma eficiente”, afirmou Fred lobato, secretário de Saúde.

Ligadura tubária ou laqueadura, é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Esse é o método contraceptivo mais eficaz. Esse procedimento dá às mulheres o controle sobre o planejamento familiar.
Proporcionar às mulheres o direito de escolha quanto a interrupção de sua fertilidade é dar a ela qualidade de vida. Quem passa por esse tipo de cirurgia não engravidam mais, evitando a necessidade de usar medicamentos que podem ser prejudiciais à saúde na tentativa de evitar novas gestações.