Transporte Público: Prefeitura de Pinheiro disponibiliza ônibus para transportar alunos da rede federal e estadual de ensino. VEJA!

Na manhã da última segunda-feira, 10, reuniram-se na sede da Prefeitura de Pinheiro os diretores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), juntamente com Secretários Municipais e o jurídico da prefeitura, para tratarem das questões relativas ao transporte coletivo de alunos da rede federal de ensino, tendo em vista o término do contrato de concessão com a empresa Expresso Pinheirense.
Após atualização do atual quadro legal do transporte público municipal, realizado pelo jurídico da prefeitura, os diretores das instituições falaram sobre suas necessidades em relação ao transporte coletivo. Sendo assim, a Prefeitura se comprometeu em disponibilizar dois ônibus para atuarem na rota centro da cidade até o Povoado Maranhão Novo, de forma gratuita, os quais iniciarão as suas atividades na quinta feira, dia 13, considerando o feriado do dia 12 e a suspensão das aulas presencias pela UFMA no dia 11.
A Prefeitura de Pinheiro também irá colaborar provisoriamente com o abastecimento dos ônibus pertencentes à UFMA e ao IFMA até que a situação emergencial cesse. Alunos da rede estadual e da UEMA também terão acesso aos ônibus, em rotas que serão amplamente divulgadas.
O processo licitatório para a contratação de empresa para transporte coletivo, junto com o dos passes escolares, único meio legal para se prestar esse importante serviço para a sociedade, mediante concessão, foi iniciado desde o dia 07 deste mês.
Ambos os diretores também receberam a notícia de que uma empresa local de transporte por aplicativo está se instalando em Pinheiro, com apoio da Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, e logo poderá contar com motoristas hoje considerados alternativos, a exemplo da UBER e da 99, situação que irá impedir que trabalhadores que exploram essa atividade continuem na clandestinidade e possam prestar serviços de transporte de passageiros de maneira segura, legal e rentável.
“Estamos trabalhando na solução do problema, e buscando alternativas para resolver a questão de forma duradoura. Em breve teremos empresa legalizada e dentro dos padrões para oferecer o serviço a população. E com a chegada das empresas de transportes por aplicativo teremos mais um grande avanço no quesito urbano e econômico da nossa cidade”, disse o prefeito Luciano.