PREFEITURA DE PINHEIRO E GOVERNO DO ESTADO DISCUTEM MUDANÇA DE CATEGORIA DO MATERNO INFANTIL NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

O Prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, a Deputada Estadual Dra. Thaiza e o Secretário Municipal de Saúde de Pinheiro, Fred Lobato, se reuniram nesta terça-feira (07) com o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, para tratar de reivindicações e melhorias para a regional de saúde da Baixada Maranhense.

Pinheiro é a cidade polo da Baixada com 17 municípios pactuados para atendimento de saúde mas atende cerca de 40 cidades por mês. “Entendemos que essa demanda maior que nossa capacidade de atendimento se da pela qualidade dos serviços prestados e pela diversidade de especialidades que disponibilizamos dentro da nossa rede. Precisamos que o Governo do Estado também entenda a transformação e o momento que a saúde de Pinheiro vive hoje e nos ajude a manter essa estrutura. Não é uma opção para nós diminuir ou retirar qualquer serviço. Toda a região sofreria muito com isso, especialmente os pinheirenses. Por isso contamos com o Governo do Estado e agradecemos o Governador Flávio Dino e o Secretário Carlos Lula por estarem sensíveis e solícitos a essa causa”. Prefeito Luciano.

Foi levado ao Secretário Carlos Lula a mudança de categoria do Hospital Materno Infantil para alta complexidade. A alteração já foi aprovada pela CIR – Comissão Intergestora Regional e pela CIB – Comissão Intergestora Bipartite. Necessita agora da parceria com o Governo do Estado para implantação e adequação do nível de atendimentos para a região.

Outra parceria discutida foi sobre o Projeto Alô Bebê, um programa inédito implantado pelo Prefeito Luciano em Pinheiro que em um ano já atendeu mais de 6 mil gestantes de alto risco na região. O Projeto foi destacado recentemente pela Deputada Dra. Thaiza que estuda, via projeto, implantar o programa em todo o estado do Maranhão.