Prefeitura de Pinheiro e Sebrae incentivam o resgate do artesanato de raiz nas comunidades rurais de Pinheiro

O projeto Saberes e Fazeres é uma iniciativa da Prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Energia e Turismo em parceria com o Sebrae. Durante a execução dessa ação as oficinas são realizadas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas de fabricação de peças artesanais com matéria prima extraída na natureza local.

O projeto está sendo executado nos polos: Santo Antônio dos Carvalhos e Ponta de Santana. Marcelo Medeiros é o consultor do Sebrae que tem feito mentoria junto aos mestres artesãos, que ensinam essas comunidades a resgatarem a tradição de criar peças decorativas e utensílios domésticos.

As peças são produzidas a partir da matéria prima local, como o junco e a pindoba – folha da palmeira do babaçu, que bem trabalhada essa matéria prima se transforma em lindas obras de arte que servem de demonstração do potencial artístico e cultural de Pinheiro.

“É muito gratificante ver o quanto temos avançado em tão pouco tempo. A partir dessas oficinas pretendemos fomentar ainda mais a cultura local e transformar a utilização de utensílios vistos como comuns, em verdadeiras obras de arte. Já foram produzidas peças fantásticas e não queremos parar por aí, pretendemos fazer muito mais”, pontuou o Secretário municipal de Indústria, Comércio, Energia e Turismo, Jovane Melo Amorim.