PREFEITURA DE PINHEIRO E SESC/MA LEVAM PROGRAMA “SAÚDE MULHER” PARA O MUNICÍPIO

A Prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma parceria com o Sesc Maranhão para instalação de uma Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no município. A iniciativa visa ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer na região da baixada.

Serão oferecidos dois tipos de exames: mamografia e preventivo com mais de 900 vagas para cada, podendo ter esse número duplicado a depender da demanda. A Prefeitura de Pinheiro irá disponibilizar atendimentos com ginecologista além de ações educativas de saúde promovidas pelas duas instituições.

“Uma das marcas da nossa gestão é a parceria; estamos em constante união de forças para levar a população pinheirense o que for necessário para promoção da saúde, bem-estar e dignidade social. O Sesc vem realizando um importantíssimo trabalho na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no estado do Maranhão; estamos muito felizes de ter essa forte contribuição na saúde de Pinheiro, especialmente na saúde da mulher pinheirense.” Prefeito Luciano Genésio.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher ficará 30 dias úteis em frente a UBS de Bom Viver e mais 30 dias úteis na Praça São José. Para efetuar o cadastro para realização dos exames basta procurar o seu agente de saúde; as mulheres que moram em regiões fora da cobertura do agentes devem procurar a UBS mais próxima e solicitar o cadastro a recepcionista da unidade.

A instalação da unidade estava marcada para o dia 02 de junho mas, devido a manutenção no mamógrafo digital, a programação teve de ser adiada e está prevista para o próximo dia 18 de junho.

QUEM PODE FAZER OS EXAMES?

Mamografia: mulheres de 50 a 69 anos e/ou mulheres a partir de 35 anos que tiverem parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmão ou irmã) com histórico de câncer de mama.

Preventivo: mulheres de 25 a 64 anos que tiveram ou tem atividade sexual.
Prefeitura de Pinheiro construindo uma nova história.