PREFEITURA DE PINHEIRO ENCERRA MAIS UM CICLO “MÃE E FILHO: VÍNCULO ETERNO” E ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS GRUPOS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Pinheiro -SEMDS juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social-CRAS do município, realizou nesta última quinta feira, 25 de julho de 2019, o encerramento de mais um ciclo do acompanhamento do grupo de gestantes “Mãe e Filho: Vínculo Eterno”, que reuniu gestantes do grupo de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) acompanhadas no decorrer de cinco meses.

As gestantes que pertencem a famílias de baixa renda podem participar dos grupos estando do primeiro ao quarto mês de gestação, período considerado o primeiro ciclo das mudanças físicas e hormonais. A equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educador físico, técnico de enfermagem, fonoaudiólogo, educadores sociais, artesãs dentre outros, promove palestras, rodas de conversas, confecção de material para uso no decorrer da gestação e outras atividades desenvolvidas durante os encontros visando o fortalecimento do vínculo mamãe-bebê.

A finalização dos grupos ocorreu com um grande encontro entre os CRAS com a presença de aproximadamente 60 gestantes; cada uma recebeu o kit enxoval contendo os utensílios essenciais para aguardar a chegada do bebê.
O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenindo a ruptura de seus vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUS com base na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Visando a continuidade deste trabalho, os CRAS do município de Pinheiro-MA abrem inscrições para as gestantes de baixa renda que estejam entre o primeiro e o quarto mês de gestação para participarem dos novos grupos a serem acompanhados.

Prefeitura Municipal de Pinheiro, CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA!