Secretário de Saúde de Pinheiro alinha junto ao Governo do Estado pactuação para otimização do atendimento de saúde da Baixada

Secretário de Saúde de Pinheiro alinha junto ao Governo do Estado pactuação para otimização do atendimento de saúde da Baixada

Não é de hoje que os hospitais da capital, São Luís, estão lotados, com pacientes com quadro clínico de baixa, média e alta complexidade oriundos da Baixada Maranhense. Acontece que com a implantação dos hospitais de atendimento especializados de média e alta complexidade na região muitos desses casos não precisavam ter sido encaminhados para São Luís. Então surgiu a necessidade de rever os protocolos de regulação para esse tipo de atendimento.

Em reunião com o diretor geral do Hospital Carlos Marcieira, Edilson Junior e com o diretor técnico do Hospital Macrorregional, Kaio Hortegal, o secretário municipal de Saúde de Pinheiro, Fred Lobato, acompanhado da secretária adjunta, Denise Dias, acertou os detalhes sobre a pactuação dos municípios com o atendimento do Estado.

A partir de agora apenas o Hospital Regional Dr. Antenor Abreu, localizado em Pinheiro e a Santa Casa, localizada em Cururupu, poderão regular pacientes para o Macrorregional de Pinheiro. Foi realizada uma divisão onde os municípios do litoral iniciando na cidade de Central serão atendidos pela Santa Casa e os demais municípios da região serão atendidos por Pinheiro.
Essa regulação será feita com base na avaliação médica do quadro clínico do paciente, apenas casos graves serão regulados para o Macrorregional e este avaliará o paciente e se necessário encaminhará o mesmo para São Luís.

Essa medida tem a intenção de desafogar os hospitais da capital e otimizar o uso dos leitos disponíveis.
“Essa é uma grande pactuação em favor de um melhor atendimento na baixada, as cidades mais próximas de Cururupu serão atendidas pela Santa Casa e as demais por Pinheiro. A nova organização pretende acabar com a transferência de casos de baixa complexidade, que poderiam ser atendidos pelas unidades de saúde da região, para a capital. Estamos buscando melhorar e organizar o atendimento de forma geral. Quem ganha com isso é a população.” afirmou, o secretário municipal de Saúde de Pinheiro, Fred Lobato.

Deixe uma resposta

  • Pular para o conteúdo