SEMED REALIZA V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DO PROGRAMA “BUSCA ATIVA ESCOLAR”

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita utilizada para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

O objetivo desse programa é combater a evasão escolar através da identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Participaram do encontro Técnicos Verificadores e Agentes comunitários do Programa Busca Ativa Escolar. Os Técnicos Verificadores são os coordenadores escolares, e os Agentes Comunitários são pessoas escolhidas dentro do quadro de professores, alunos e funcionários das Escolas.

O encontro serviu também para o treinamento dos participantes no uso do aplicativo Busca Ativa Escolar, eles puderam aprender como realizar a buscar de alunos desistentes dentro da plataforma do aplicativo e diversos outros usos que facilitarão a troca informações e rapidez das ações. O resultado se reflete em sala de aula, menos evasões mais alunos concluindo o ano letivo e dando continuidade a sua aprendizagem escolar.