Aumento no número de casos da covid-19 em Pinheiro preocupa gestão e novas medidas restritivas são instituídas

Nas últimas semanas a gestão pública municipal flexibilizou a abertura do comércio e segmentos culturais, bares, restaurantes, casas de show dentre outros. Uma forma de dar um respiro para a economia local. O que foi constatado nos últimos dias foi o exagero, apesar de haver decreto instituindo limite de lotação, bem como protocolos de distanciamento social e higiene pessoal e dos ambientes, muitos espaços não atenderam a esses requisitos, o que favorece a disseminação do vírus. Assim como muitos pinheirenses perderam o hábito de usar a máscara. O resultado disso foi um aumento significativo nos casos de covid em Pinheiro.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município possui um total de 441 casos ativos, ou seja, pessoas que estão com o vírus no organismo e estão apresentando sintomas leves, moderados e até graves da doença. Uma pressão no sistema de saúde local que preocupa. 90% dos leitos de UTI das unidades de saúde estão ocupados. Para que não haja o colapso foi necessário impor novas medidas, dessa vez bem mais restritivas.

“Era necessário dar um respiro para o comércio, todos queremos que tudo isso passe, que possamos voltar a normalidade, infelizmente ainda não podemos. Enquanto pude flexibilizar para ajudar a economia local eu mantive medidas mais leves, mas agora devido a uma série de fatores, os números estão crescendo, novamente estamos com uma pressão muito grande em nossos hospitais, precisamos frear isso. Assim que possível voltaremos a flexibilizar as medidas. Nossa prioridade  é salvar vidas. Estaremos dando todo apoio ao comércio e aos informais, pois sabemos das dificuldades, mas precisamos dessas medidas”, disse Luciano.

Desde o começo da pandemia Pinheiro já registrou 4128 casos, 3599 pacientes já se recuperaram da doença, no entanto, 88 pessoas faleceram em decorrência do vírus. A Prefeitura segue com as políticas de combate a pandemia, os itinerantes continuam, a campanha de vacinação tem avançado, mais de 15 mil testes de diagnóstico da covid-19 já foram realizados.