DIA NACIONAL DOS SURDOS É COMEMORADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PINHEIRO COM APRENDIZADO E CONSCIENTIZAÇÃO

O dia 26 de setembro movimentou as escolas da rede municipal de ensino em Pinheiro. O dia nacional dos surdos tem como principal objetivo desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Tendo isso em vista professores e gestores planejaram ações para realizar um processo de aprendizado e inclusão.

Na Escola Municipal Terezinha Leite que pertence ao pólo Pirinã, foram realizadas atividades relativas ao dia 26. Uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005. Promover a inclusão é uma tarefa diária, a qual professores e gestores têm se dedicado.

A escola Agostinho Ramalho criou uma programação para a data, com slide com o slogan do projeto, explanação sobre o dia dos surdos, apresentação do poema borboleta feita pelos alunos surdos, música com os alunos do professor Maycon, poemas: A foca e Indiozinho. Todas as apresentações foram feitas em LIBRAS.

Na Escola Municipal Raimundo Marcelino Ferreiro a data foi a oportunidade de dirimir dúvidas e agregar conhecimentos. A Escola Domingos Perdigão realizou palestra sobre o assunto. As escolas João Mariano e José de Arimatéia Nunes realizaram “A semana de LIBRAS”. Na escola João Mariano os alunos puderam ter informação e aprendizado.

Na escola José de Arimatéia Nunes o trabalho dos professores pode ser acompanhado de perto. A interprete de LIBRAS Laudilene, o professor de LIBRAS Márcio e a professora Alessandra que atua na sala multifuncional, tiveram a feliz ideia de apresentar aos alunos aos alunos as práticas educativas para as pessoas com deficiência auditiva, eles puderam conhecer a sala multifuncional e como ela funciona, como se dá o processo de aprendizagem de pessoas com deficiência auditiva vivenciando a LIBRAS, um meio de ampliar os conhecimentos dos alunos e diminuir o preconceito em relação a pessoa surda.

Atividades da Escola Agostinho Ramalho:

Atividades da Escola João Mariano

Escola José de Arimatéia Nunes