Prefeitura de Pinheiro participa de reunião para discutir Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara

Pinheiro integra grupo de cidades que participou da reunião para discussão do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (pdi-cea), com objetivo de apresentar requisitos para que as empresas do setor espacial se instalem em nosso território. Representando o poder público de Pinheiro o secretário municipal de Indústria, Comércio, Energia e Turismo, Jovane Melo e o secretário municipal de Governo, Alessandro Costa Montenegro.

O encontro aconteceu na última quinta-feira (12), na Base de Alcântara. Participaram da reunião prefeitos, autoridade, o Presidente e o Diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura e Cristiano Augusto.

“A pauta desta reunião já era uma discussão que estava sendo tratada em nosso município e não podemos e nem devemos olhar para Alcântara apenas como telespectadores, mas como atores das ações que virão acontecer. Ressalto que, a agência se colocou à disposição para que os municípios que ficam no entorno de Alcântara possam estar ajudando-os na construção do plano diretor e também se habilitando em serviços e mão de obra em prol do desenvolvimento da base levando em consideração que de todos os eixos e módulos a serem implementados e desenvolvidos a longo e médio prazo, existe um que terá resultados a curto prazo, que será o Turismo”, afirmou Jovane Melo.

Ficou acordado que o próximo encontro será em Pinheiro com participação do poder público municipal, autoridades e sociedade civil. Em nota lançada pela Agência Espacial Brasileira fica clara a satisfação do órgão com o resultado da reunião.

“Para a AEB, a reunião serviu para estreitar o relacionamento do PDI-CEA com autoridades políticas dos municípios da Baixada e do consórcio Conguarás. Tais municípios se compreendem como o entorno estratégico do Centro Espacial de Alcântara (CEA) e têm o potencial de abrigar parte das infraestruturas que fornecerão insumos e serviços para as atividades de lançamento.
Nesse sentido, a reunião cumpriu o objetivo de apresentar aos líderes municipais as necessidades e requisitos que devem ser atendidos para que as empresas do setor espacial se instalem em seus territórios.” Nota.